peixecombanana

 

O Celidônio escreveu essa receita (ou o original dela) no caderno Ela do jornal O Globo há muitos anos atrás. Minha mãe ficou animadíssima com a receita e fez no mesmo dia. Desde então sempre fazemos o tal “peixe com banana” e é sempre um sucesso. Digamos assim, essa receita é aquela que a gente faz quando quer agradar o convidado. O pessoal fica meio intrigado com a mistura de peixe, banana, queijo, leite de coco, mas depois que prova… não sobra nada na panela pra contar a estória.

Minha mãe faz a receita mais parecida com a original, mas ela mudou a parte da banana. Ela frita as bananas do lado do peixe e depois coloca em cima. Eu já ponho as bananas cruas por cima do peixe meio frito e uso a mussarela pra segurar as ditas cujas lá em cima. A receita é bem fácil, e eu sempre faço de olho então vou me abster de tentar adivinhar as quantidades certinhas. Se você sabe cozinhar e sabe o que gosta, vai adaptar a receita pro seu gosto. Eu acho que receitas foram feitas pra ser adaptadas, a não ser aquelas que precisam ir ao forno e precisam da quantidade certa das coisas senão bau-bau. Mas essa receita eu sempre faço diferente, às vezes eu coloco camarão, às vezes eu coloco alcaparras (a alcaparra tinha na original) e às vezes eu faço um refogado de cebola antes de começar. Não tem como errar nessa receita. É só seguir o seu gosto pessoal, ir adicionando as coisas aos poucos e vendo o que acontece. Se você não sabe o que gosta, a culinária com certeza é um dos seus menores problemas.

Eu fiz um refogado de 1/4 de cebola walla-walla que é uma cebolona enorme. Corte o suficiente pra meio que cobrir o fundo da frigideira. Enquanto isso os filés de Halibut (esse peixe é ótimo pra fritar, use um tipo de peixe que nao esfarela todo na frigieira, claro) estavam de molho no limão, alho e sal. O refogado eu fiz com a cebola, manteiga, azeite e alho. Adicionei o peixe e fritei de um lado, quando já estava bom daquele lado eu virei e coloquei a banana cortada em sua longitude por cima e uma fatia de mussarela pra prender as bananas. Depois coloquei salsinha e cebolinha frescas, molho de tomate e leite de coco, e pronto! Não esqueça de provar o sal no final. Eu sempre acompanho com arroz branco, mas você pode servir como quiser!

 

4 Responses to Peixe com Banana

  1. adriana says:

    Nossa, Lu, que vontade que deu! Qualquer prato quente com banana no meio fica maravilhoso. Aqui em casa a gente não come muito peixe porque o Marcelo não gosta, mas fiquei com água na boca pensando nessa sua receita. Nhammm!!!

  2. Camila says:

    Lu, obrigada pela mensagem la no post. Voce esta certa, tem gente que gosta de cutucar. Eu sempre penso que sao pessoas infelizes tentando fazer outras infelizes tambem… Mas vai passar. Sempre passa.
    Engracado voce mandar um recadinho hoje. O assunto do nosso almoco hoje foi Seattle. Nunca estivemos ai, mas ja lemos e ouvimos muitas coisas boas. Estamos pensando em visitar a cidade pra ver se a gente gosta… Queremos muito sair daqui. A unica coisa que esta pesando sao os dias cinzas e com chuva… Aqui na California o ceu esta sempre azul…
    Quando voce tiver um tempinho, me diz suas impressoes sobre Seattle? As coisas que voce gosta e que nao gosta… Essas coisas.
    Escrevi muito. E esse peixe ta com uma cara muito da boa…
    Beijos!

  3. Vanessa says:

    Mal sei fritar ovo, mas essa receita parece deliciosa e pratica! vou fazer! bjs

  4. monica says:

    Lu, esclarece essa receita pra mim:P
    O molho de tomate que vc colocou, é pronto? qual vc usa?

    Depois de colocar o queijo em cima da banana o que vc faz? coloca o leite de coco e molho de tomate, e deixa ainda no fogo cozinhando? por quanto tmepo?

    Sabe como é né, pra gente leiga assim como eu, preciso do passo a passo hehehe

    beijosss

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *