Peixe com Banana

peixecombanana

 

O Celidônio escreveu essa receita (ou o original dela) no caderno Ela do jornal O Globo há muitos anos atrás. Minha mãe ficou animadíssima com a receita e fez no mesmo dia. Desde então sempre fazemos o tal “peixe com banana” e é sempre um sucesso. Digamos assim, essa receita é aquela que a gente faz quando quer agradar o convidado. O pessoal fica meio intrigado com a mistura de peixe, banana, queijo, leite de coco, mas depois que prova… não sobra nada na panela pra contar a estória.

Minha mãe faz a receita mais parecida com a original, mas ela mudou a parte da banana. Ela frita as bananas do lado do peixe e depois coloca em cima. Eu já ponho as bananas cruas por cima do peixe meio frito e uso a mussarela pra segurar as ditas cujas lá em cima. A receita é bem fácil, e eu sempre faço de olho então vou me abster de tentar adivinhar as quantidades certinhas. Se você sabe cozinhar e sabe o que gosta, vai adaptar a receita pro seu gosto. Eu acho que receitas foram feitas pra ser adaptadas, a não ser aquelas que precisam ir ao forno e precisam da quantidade certa das coisas senão bau-bau. Mas essa receita eu sempre faço diferente, às vezes eu coloco camarão, às vezes eu coloco alcaparras (a alcaparra tinha na original) e às vezes eu faço um refogado de cebola antes de começar. Não tem como errar nessa receita. É só seguir o seu gosto pessoal, ir adicionando as coisas aos poucos e vendo o que acontece. Se você não sabe o que gosta, a culinária com certeza é um dos seus menores problemas.

Eu fiz um refogado de 1/4 de cebola walla-walla que é uma cebolona enorme. Corte o suficiente pra meio que cobrir o fundo da frigideira. Enquanto isso os filés de Halibut (esse peixe é ótimo pra fritar, use um tipo de peixe que nao esfarela todo na frigieira, claro) estavam de molho no limão, alho e sal. O refogado eu fiz com a cebola, manteiga, azeite e alho. Adicionei o peixe e fritei de um lado, quando já estava bom daquele lado eu virei e coloquei a banana cortada em sua longitude por cima e uma fatia de mussarela pra prender as bananas. Depois coloquei salsinha e cebolinha frescas, molho de tomate e leite de coco, e pronto! Não esqueça de provar o sal no final. Eu sempre acompanho com arroz branco, mas você pode servir como quiser!