IMG_8550

Procedimento:  Cada cor de M&M’s (5 de cada cor – amarelo, azul, vermelho, verde, laranja e marrom) foi disposta sobre uma folha de papel toalha Bounty® “White” e cada um foi embebido com 10 gotas de água de torneira. O tempo de espera foi de dez minutos.

Resultados: O diâmetro médio alcançado pela cor azul após 10 minutos foi de 4.9cm; o da cor vermelho foi de 4.7cm; o da cor amarela foi de 5.8 cm;

Entre as cores que puderam ser separadas, o azul se moveu no papel toalha mais rapidamente que o vermelho, que por sua vez se moveu mais rapidamente que o amarelo.

Na cor marrom, as cores dispostas após 10 minutos foram, de dentro pra fora: 3 cm de vermelho, 0.8cm de amarelo e 0.8cm de azul, aproximadamente.

Na cor verde, as cores dispostas após 10 minutos foram, de dentro de dentro pra fora: 3 cm de amarelo e 1.3cm de azul, aproximadamente.

Na cor laranja: 4cm de vermelho e 1 cm de amarelo, aproximadamente.

Conclusão: 100% das cores secundárias e terciárias puderam ser separadas com água de torneira à temperatura ambiente em condições padrão; Não houve separação das cores primárias.

 

*********

Obrigada pelas sugestões que vocês me enviaram! No entanto, a gente tava precisando de algo pra seguir o método científico, mais do que algo como “show and tell”, por isso estava tão difícil. Fizemos o experimento com M&M’s porque fica fácil de  anotar os resultados. Ele adorou!!

Outra coisa que pensei foi: mostrar a fotosíntese com vários copinhos crescendo feijão e todos eles cobertos com um papel tipo celofane pra filtrar a luz: um incolor, um azul, um verde, um vermelho… só que não tive tempo que crescer o diabo do feijão! Essa seria ótima porque ía dar pra botar controle negativo e positivo. Essa fica pro próximo ano!

 

2 Responses to Hipótese: Podemos separar as cores de M&M’s com água?

  1. Queila says:

    Muito bacana o seu experimento… despertando o interesse do filhote para a ciencia. Parabens!

    Q

  2. Lu,
    Bem que vc me falou sobre as limitações do blogger. Já estou começando a tentar a tranição pro wordpress. Vamos ver se com o wordpress melhora. Boa sorte com a mudança d etema. Qualquer dia nos falamos no msn. Bjs. 😉

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *