Filet Mignon ao molho de vinho

(eu fiz a receita de novo ontem: da primeira vez eu fiz com filet mignon e purê de batatas; ontem eu fiz com tri-tip e arroz à piamontesa. A foto é de ontem.)

Gente, aprendi (e inventei) uma receita de filet mignon ma-ra-vi-lho-sa!

É assim: pega meia garrafa de um vinho (pode usar qualquer um tinto, merlot, chianti, cabernet sauvignon – eu usei beaujolais) põe num refratário que possa ir no microondas junto com uma latinha de Beef Broth (eu usei campbell’s) e reduza no micro por uns 15 minutos na potência alta. Reserve.

Numa frigideira grande e de beira alta, frite os bifes e reserve num prato ao lado. Usando a mesma frigideira suja do bife, frite 2 colheres de chá de shallots (ou meia cebola picadinha), uma colher de chá de alho, duas pitadinhas de tomilho, champignons ou outro cogumelo que gostar (opcional – eu usei Portobello), e umas duas colheres de azeite. Enquanto estiver fritando (fogo médio, muito rapido, coloque o alho por último), derreta duas colheres de manteiga no microondas, misture uma colher de farinha de trigo à manteiga e reserve.

Volte pra frigideira e tudo já deve estar frito, coloque o bife de volta, a mistura do vinho por cima e deixe cozinhar no vinho por uns 2 minutos. Adicione a mistura de farinha de trigo e manteiga devagarzinho, mexendo bem pra não empelotar. Se estiver ficando muito grosso, não coloque a farinha toda! Sirva de preferencia com arroz à piamontesa ou um bom purê de batatas! Fica uma delícia!

PS: Eu só adicional sal no final!