Começou a temporada das sopas

Existe pouca coisa mais deliciosa que uma sopa bem feita, com ingredientes frescos, numa noite friazinha. O dia estava lindo ontem, tanto que fomos na fazenda de abóbora, e tirando algumas poças de lama (vide fotos do Lucas), tudo estava perfeito. Então, por que não terminar o dia fazendo uma sopa que já estava há alguns dias querendo (culpa da Fer!)? O problema é que eu não consegui me decidir exatamente o que fazer, então eu misturei tudo. Foi um pouco de receita da Fer, um pouco de caldo verde e um pouco de Cozido à portuguesa. Ficou uma delícia.

E no meu mundo não existe sopa sem baguette, sem vinho e sem pimenta. Aproveitei e fiz um molhinho vinagrete estalando de fresco, com umas pitadas de caiena.

sopa

sopa3sopa2

Receita:

Refoguei bacon com meia cebola, joguei metade de uma butternut squash (abóbora) em cubinhos pequenos. Uma colherzinha de alho amassado e uma de tempero completo. Só pra dar uma acordada na abóbora. Coloquei um litro de caldo de vegetais (o melhor que você conseguir comprar!), duas latinhas de feijão branco (você pode fazer o feijão separado, mas eu só tinha em lata, não me batam!). Eu usei a variedade Great Northern. Fechei a panela e deixei cozinhar ate a abóbora ficar bem molinha. Quando já estava pronta, amassei a sopa/abóbora com um amassador de purê de batatas, coloquei couve inteira cortadinha e sem o talo e fechei de novo ate a couve murchar. O Rob chegou aí com a kielbasa (linguíça defumada) que eu teria colocado no início junto com o bacon, mas acabei colocando no final e cozinhando mais um pouco. Piquei umas folhinhas de sálvia e umas folhinhas de alecrim por cima e pronto.

Servi com um molho vinagrete, vááááárias gotinhas de tabasco, uma baguete quentinha saída do forno e um Cabernet Sauvignon que amigos nos deram no nosso aniversário de casamento (fizemos 10 anos sábado passado!).

Almocei mais cedo porque toda vez que abria a geladeira estava lá aquela gostosura e ainda são 4:20 e estou aqui de um lado pro outro esperando ansiosamente a hora do jantar.

Faça!