Claro que essa lista é só das minhas primeiríssimas impressões, então provavelmente vou adicionar mais no futuro.

Desvantagens:

  1. Você fica um pouco limitado e preso a um planejamento, sem muito espaço pra novidades de última hora. Quanto maior for o RV, maior é a sua limitação.
  2. Tudo sacode bastante e muitas coisinhas se soltam durante a viagem, desde suas coisas, coisas da cozinha, até parafusos, sistema elétrico…
  3. Nem todos os motorhomes/RVs são confortáveis e tem as coisas que eu mencionei no posts passados.
  4. O espaço é limitado mesmo em um motorhome classe A.
  5. É meio nojento lidar com a parte do esgoto. Com o nosso motorhome era possível atarrachar a mangueira de esgoto diretamente no chão, então você nunca precisa se preocupar com isso, mas sei que muitos vc tem que esvaziar enquanto a segura a mangueira com os pés.
  6. Gasta MUITA, MUITA gasolina ou Diesel. O nosso modelo tem a “economia” de 8 milhas por galão (ceca de 3,38 km por litro) ou 7 (2,96 km por litro) se estiver rebocando um carro.
  7. Nem todo posto de gasolina acomoda um motorhome grande, nem todo viaduto é alto o suficiente pra você passar por baixo e você não pode parar em qualquer lugar.
  8. Os nossos cartões (não sei se todos, mas pelo o que eu vi é muito comum) não aceitam passar mais do que um certo valor, o nosso não dá pra fazer uma transação de mais de $125 (ou algo assim) em posto de gasolina, o que complica bastante quando você tem um tanque que comporta $300 dolares de Diesel. Claro que RVs menores não vão ter tanto problema, mas na nossa viagem da Califórnia vamos fazer um cartão de fidelidade com postos de gasolina comerciais que extendem a mordomia pra donos de RV.
  9. Existe um limite de quantas coisas elétricas podem estar ligadas ao mesmo tempo, mas mesmo com somente 30 amp foi tranquilo pra gente. Menos do que isso ía ficar complicado.
  10. Só o aluguel de um acaba sendo mais caro do que muitas viagens de avião ou de carro (e aí você adiciona a gasolina, mais dias na estrada pagando mais rv parks, etc).
  11. Você pode se sentir meio claustrofóbico dependendo da sua viagem, quantas pessoas e do tamanho do RV.
  12. Você não pode ir tão rápido quanto um carro em alguns trechos e dirigir em cidade é chato.

 

Vantagens (depois do que leram acima, será que tem?)

  1. O mais importante pra mim era poder ter esse tempo em família, sem nenhuma outra obrigação ou outra coisa pra fazer do que interagir um com o outro durante as viagens. O foco passa a ser 100% na família.
  2. E você pode carregar mais gente que um carro comum com bastante conforto.
  3. Poder passar uma viagem com muitas paradas sem precisar fazer a mala o tempo todo pra ficar mudando de hotel.
  4. Poder usar suas coisas como roupa de cama e toalhas e menos chance de esquecer algo em casa (ou no hotel depois de dar check-out!)
  5. Poder cozinhar na sua própria cozinha sem ficar escravo de restaurante, ainda mais por longos períodos de tempo. Isso pra mim é importante porque na grande parte dos restaurantes americanos o cardápio infantil é péssimo e limitadíssimo.
  6. Ter disponibilidade das suas comidas, ainda mais se você tiver restrições alimentares ou crianças chatinhas pra comer. Eu gosto de poder simplesmente abrir a geladeira e pegar um leite ou fruta qualquer pras crianças sem aquela enrolação de isopores e gelo derretendo. Poder guardar insulina de quem é diabético com segurança, por exemplo, deve libertar muita gente.
  7. Não precisar me arrumar pra tomar café da manhã (haha) ou gastar uma grana de serviço de quarto.
  8. Poder ter acesso a qualquer coisa, desde que organizado antes da viagem, com maior facilidade do que “no fundo da mala”. E poder pendurar roupas em vez de usar mala, (e ter uma cesta de roupa suja) é bem interessante pra mim.
  9. Uma visão mais legal e ampla das coisas ao redor da estrada.
  10. Não precisar usar banheiro público e no nosso caso, não precisar usar lavanderia pública (não que seja um problema, mas uma noite o Lucas vomitou bem tarde da noite e ter a máquina alí do lado foi ótimo)
  11. O assento do motorista é mais comfortável do que de carro, então uma viagem mais longa não é tão cansativa.
  12. Não ter o stress de fazer check-in e passar por segurança de aeroporto, correrias, horários, filas, documentos, líquidos, mau humor de terceiros, malas perdidas, blá blá blá e pra quem tem medo como eu, não precisa nem dizer que o o stress passa pra zero.
  13. Você pode viajar com seus animais de estimação sem muitos problemas, até os grandes e múltiplos.
  14. Ter a chance de levar seu carro sem precisar alugar.
  15. Mesmo o espaço sendo limitado, dá pra levar BEM mais do que em algumas malas.
  16. Ter várias tomadas comuns se precisar ligar alguma coisa durante o trânsito, como um laptop, sem gastar energia. Algumas pessoas até cozinham na crock pot dentro do pia enquanto dirigem.
  17. Muita gente faz isso em tempo integral, ou semi-integral, mas mesmo que não façam existe um certo elo que te liga a eles quando você fica num estacionamento de RVs. É verdade que a maioria das pessoas que viajam de RV é aposentada, mas tem muita gente jovem com filhos pequenos também e seus filhos acabam fazendo amiguinhos. E você acaba conhecendo muita gente legal de todas as idades.
  18. Poder acampar em lugares mais rústicos e ter mais contato com a natureza, mas com mais conforto do que com uma barraca.
  19. Os donos dos RV parks normalmente moram no próprio local e fazem de tudo, muitas vezes sozinhos. O serviço no geral me parece mais caloroso e verdadeiro do que de pessoas empregadas em hotéis.
  20. Muitos RV parks e campgrounds são voltados especialmente pra crianças e tem muitas atividades pra elas: Ice Cream Social, Karaoke, passeios de trator, infláveis, além da piscina e sala de jogos são alguns exemplos.

 

E aí, animou ou desanimou? :)

 

 

 

3 Responses to Vantagens e Desvantagens de viajar de Motorhome

  1. Mieline says:

    Que bom te ver de volta aqui, Luciana! O meu projeto de assistência em penitenciárias ainda está em andamento (a passos lentos, mas está), e não teve como não lembrar de você quando fui lá ter um primeiro contato com o presídio daqui.
    Que massa essa viagem de RV! É o meu sonho de consumo! Há algum tempo estou em “campanha” aqui com a família pra ver quem topa uma viagem dessas pelos EUA, acho interessantíssimo! Quando criança, o pai de uma amiguinha tinha um trailler e uma vez fui junto, é muuuito legal mesmo! Abç!

  2. Raynara Braga says:

    Muito bom o post, porém, tenho uma dúvida sobre a máquina de lavar, ela gasta muita água e essa água do reservatório dura quanto tempo…
    Grata
    Raynara T Braga

    • Luciana Svilpa says:

      Raynara, não se se gasta muita água, mas imagino que sim. Nós não ficamos com o reservatório sem estar conectado com a linha de água diretamente então não sei dizer com precisão. Claro que vai depender do tipo do RV (cada um vai ter um tamanho diferente de reservatório) e o quanto vocês usam, quantas pessoas são. Muita gente consegue extender o máximo por alguns dias, mas tem gente que fala que 1 dia é o máximo que dá. Felizmente existe um monitor dentro do RV que dá pra mostrar o uso da água.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>